5 dicas essenciais para ser jogador de futebol

Você quer ser jogador de futebol e não sabe pode onde começar?

Muita gente me pergunta o que deve fazer para iniciar a carreira como jogador de futebol, por isso preparei um post bem completo com 5 dicas essenciais para você começar com o pé direito! 

Mas antes, quero te contar duas histórias de dois craques do futebol brasileiro: O Sócrates e o Cafú. Tenho certeza de que elas vão fazer você entender o porquê é tão importante seguir confiante no seu sonho!

O primeiro drible foi o pai!

O Sócrates vinha de uma família de classe média baixa e humilde. Os pais dele tinham 6 filhos e trabalhavam muito para ver todos formados. Seu pai achava que um filho se formar era fundamental, era tudo na vida. Ele não podia nem pensar em ter um filho jogador de futebol. Podia ser médico, advogado, dentista, engenheiro… mas jogador? Jamais! 

E por esse motivo ele não deixava o filho jogar no juniores do botafogo de Ribeirão Preto. Mas o Sócrates conseguiu driblar o pai e lutar por seu sonho.

Naquela época ele fazia cursinho para tentar a faculdade de medicina. Quando o pai o deixava na porta do cursinho, ele esperava um tempo e ia direto para campo treinar no juniores.

Até que um dia o pai o deixou no cursinho e resolveu ir assistir ao treino do juniores. E foi aí que ele descobriu que o garoto estava jogando muito bem. E naquele dia eles fizeram um trato: ele aprovaria que o Sócrates jogasse futebol, desde que ele se formasse na faculdade de medicina. 

E o trato foi cumprido: tanto que o apelido do Sócrates era “doutor”. 

Humildade e persistência 

Já a história do cafu é bem diferente. Ele veio de uma classe social muito menos favorecida. Teve uma infância bastante complicada. Seus pais o incentivavam e viam o futebol como única oportunidade na vida dele. Mesmo assim,  ele foi recusado em 13 peneiras até conseguir um time. 

A verdade é que, se ele tivesse uma condição melhor, talvez teria desistido logo no início, na segunda ou terceira tentativa. Mas ele viu o futebol como única oportunidade e seguiu em frente. 

Primeiro passo: apoio dos pais 

Essas são duas histórias diferentes, de dois jogadores que acreditaram no sonho de ser jogador de futebol e, de formas diferentes, deram um jeito de começar. 

Por isso, seja qual for a sua situação, a primeira a coisa a se fazer é conversar com seus pais sobre o assunto. É claro que eles sempre estarão interessados no seu bem estar.

Agora, se seu pai ou sua mãe tentarem tirar essa ideia da sua cabeça, alegando que essa não é uma profissão confiável ou falando sobre situações ruins do futebol, mostre para eles alguns exemplos como Sócrates, Raí, Kaka… e peça uma chance para fazer o que você gosta.

E se você já tem o apoio dos seus pais, já definiu que seu sonho é seguir sua carreira no futebol, eu vou te dar 5 dicas para continuar nessa jornada! 

1 – Comece pelo time que está mais perto de você

Procure começar em um clube da sua cidade ou o mais perto possível dela, e que tenha uma estrutura boa pra você conseguir jogar. No começo é bom saber que sua família está por perto, você vai se sentir mais confiante e seguro emocionalmente, além de poder dividir os momentos bons e ruins com eles.

2 – Pense pequeno para ser jogador de futebol

A melhor tática é jogar seja onde for. Quem tem talento não precisa ter tanta pressa, não precisa começar com um time grande. Se você for realmente bom e estiver realmente preparado, será encontrado em algum momento, de alguma forma.

Comece com um time menos procurado, saia do circuito dos times grandes e com certeza terá bons resultados. 

3 – Jogue muito para ter a oportunidade de ser visto.

Hoje o Brasil tem uma rede de olheiros imensa, ligada a inúmeros clubes. É muito difícil que um bom jogador, um atleta com talento, não seja detectado por eles. Desde que você esteja bem preparado, tudo estará a seu favor. 

Eu posso te garantir que o importante no início é você estar em atividade, disputando campeonatos, tendo a possibilidade de jogar e ser visto

Por mais distante que você more, por pouco importante que seja a competição que você estiver disputando, faça você a oportunidade que você precisa. Pode ter certeza que haverá algum olheiro acompanhando a competição. 

4 – Nunca descarte uma peneira

As peneiras são excelentes formas de entrada. Se informe sobre as datas delas, na sua cidade e próximo a ela. E se você ainda não leu, veja o post onde eu dou 6 dicas essenciais para se destacar nessas avaliações 

5 – Foque no seu objetivo e na sua preparação

Se prepare de todas as formas, todos os dias. Pense na sua preparação física, emocional, técnica, tática. Treine bastante, tenha conhecimento do futebol e do que acontece fora de campo!

Se você não conseguir um time na sua cidade pra jogar, crie o seu time! Junte o pessoal da sua rua, da sua escola ou do seu bairro, e se inscrevam no maior número de campeonatos que vocês puderem. O importante é treinar e estar em movimento!

—–

E você, tem alguma história marcante no futebol que queira compartilhar com a gente? Quais destas dicas você já está colocando em prática? 

Cadastre-se e receba nossas novidades