2 posicionamentos na perda de bola (para meias e atacantes)

Se você é meia ou atacante hoje vou te ensinar o que fazer quando sua equipe perde a bola. 

Na primeira dica, vou te ensinar o posicionamento que você deve ter para se defender e qual ação você deve tomar quando sua equipe perde a bola.

Depois que sua equipe já se organizou para defender, você vai aprender qual a função que você tem que cumprir, qual espaço você tem que ocupar. 

É claro que, com base nessas dicas, pode haver algumas variações ou mudanças em relação ao que o treinador pede, mas de modo geral é sempre a mesma coisa. Vamos lá?

DICA 1

Antes de tudo, vamos supor que sua equipe esteja marcando por zona.

Imagine que o jogador que roubou a bola esteja atuando pela esquerda. Um dos atacantes deve sair para pressionar quem está com a bola, enquanto os demais vão fechando linhas de passe, junto com o restante da equipe, até conseguir retomar a posse

Se sua equipe pressionou e não roubou a bola, e a outra equipe conseguiu fazer uma inversão ou então fez uma falta, pare a jogada para não tomar um contra ataque. 

DICA 2 

Depois da dica 1, vamos supor que a equipe entrou em uma organização defensiva, dentro do seu campo. A posse de bola é do adversário e ele está atacando, ainda pela esquerda. O que deve ser feito:

  • – Um atacante da esquerda ou meia da equipe deve pressionar o adversário 
  • – Já o atacante centralizado deve “tirar um recomeço”, tirar um passe por trás do adversário que está com a bola, para impedir que ele consiga tocar para trás.
  • – Nesse momento o meia deve tirar um passe por dentro do adversário
  • – E o jogador que está do lado contrário não deve marcar o lateral adversário, mas sim fechar bem e centralizar. Porque assim, se a jogada girar por dentro ele estará pronto para pressionar 
  • – Se a jogada girar por dentro, continuem fechando e pressionando 

—- 

E aí, gostou das dicas? Como o seu treinador te orienta nessas situações? Aproveite o espaço dos comentários para deixar sugestões e trocar ideias com outros jogadores!

Cadastre-se e receba nossas novidades