3 tipos de marcação para bola parada defensiva (meias e atacantes)

Atualmente saber jogar sem a bola é tão importante quanto jogar com a bola nos pés.

Os meias e atacantes precisam participar o tempo todo do jogo.

Por isso hoje eu quero te explicar sobre os tipos de marcação que são utilizadas com mais frequência na bola parada defensiva

E por que vamos falar sobre isso? É importante que todo jogador saiba fazer a marcação ideal para quando for cobrado por sua equipe ou pelo treinador. 

E para você, que é treinador ou professor, esse post também é importante. Aqui você saberá os tipos de marcação que são utilizados com mais frequência e como deve cobrar  de cada atleta para que cada uma delas seja eficaz, de acordo com o jogo ou com a equipe adversária. 

Os 3 tipos de marcação

Os 3 tipos de marcação mais utilizados no Brasil e no exterior são:

  • Por zona
  • Individual
  • Mista

Marcação por zona:

Cada um dos atletas são responsáveis por marcar um espaço, uma determinada zona. A referência principal dele é a bola, ele vai atacar a bola, e não deve estar preocupado com o adversário. 

Se o adversário vier atacá-lo com 6 jogadores, os atletas mantém sua marcação. Se o ataque for com 3 jogadores, os atletas continuam mantendo sua marcação, e assim por diante. 

RESUMO: De modo geral, no conceito de marcação por zona, a equipe define quem cuida de cada espaço independente do número de adversários que venham atacar. 

Marcação individual:

Cada atleta da equipe fica responsável por marcar 1 determinado adversário. 

O treinador e o restante da equipe irá “cobrar” de você que o adversário que VOCÊ está marcando não faça gol. Você vai acompanhá-lo “até a morte”.

RESUMO: Nesse caso, então, a responsabilidade do atleta é aquele jogador específico, destinado a ele para que ele marque. 

Marcação mista

Já na marcação mista o treinador decide mesclar os dois tipos de marcação: por zona e individual. 

Nesse caso, a marcação individual pode acontecer de duas maneiras: 

  •  com uma marcação já definida (ex: você é responsável por marcar o camisa 7) 

OU 

  • Uma marcação decidida na hora: a marcação individual é feita contra quem atacar aquele espaço que está sendo feita a marcação por zona. 

RESUMO: Na marcação mista, parte dos jogadores estão na marcação por zona e parte dos jogadores estão na marcação individual.

E você? Já conhecia esses tipos de marcação? Quais delas os seu treinador costuma utilizar mais? Compartilhe nos comentários e aproveite para trocar dicas com outros jogadores!

Cadastre-se e receba nossas novidades