6 dicas para se destacar em uma peneira

Você já se perguntou por que é tão difícil passar em peneiras e avaliações de futebol?

Eu sou o Tarcísio Pugliese, treinador de futebol, e hoje quero trazer 6 dicas importantes para te ajudar a ter mais chances de se destacar em uma peneira de futebol. Vamos lá?

A realidade de uma avaliação de futebol

Antes das dicas é importante ressaltar que, dependendo da avaliação, você terá entre 15 e 20 minutos para pegar na bola e conseguir chamar a atenção dos responsáveis que vão escolher o melhor jogador. 

Para mim, isso é muito cruel. Nesse processo rola muita pressão e já fez muita gente de muita qualidade passar despercebida!

Mas, de fato, talvez seja a sua única oportunidade. Você precisa saber mais sobre isso, porque o conhecimento vai te trazer a preparação necessária para se destacar entre tantos outros.

A peneira de futebol ideal… não existe!

Se você tivesse a chance de primeiro se ambientar com os colegas durante uma semana, almoçar com eles, treinar com eles, dormir no alojamento e entrar no clima da equipe de fato, com certeza você estaria muito mais preparado para mostrar seu potencial.

Sem contar que iria render muito mais: fisicamente, psicologicamente e em todos os aspectos.

Mas, o mais comum é o garoto chegar totalmente desambientado, despreparado, fisicamente abaixo daqueles que já estão no clube. E aí ele treina 15, 20 minutos. A chance dele ser reprovado é muito grande e o sonho de ser jogador de futebol, conseguir sua independência financeira e ajudar a família pode acabar ali, logo nos primeiros minutos. E ele ainda vai se sentir frustrado, talvez até traumatizado. 

Por isso, eu preciso te falar que o segredo está na preparação. E agora você vai aprender a se preparar dessa forma sem precisar dessa semana no clube.

O segredo está na mentalidade

O que eu quero te explicar é que você não aprende a jogar futebol em 1 semana. Você não faz parceiros em 1 semana, não garante sua forma física, nem ganha segurança e experiência em 1 semana.

Mas uma coisa muito importante muda em 1 semana. Seu psicológico, sua configuração mental. Isso você realmente pode mudar. É como se durante esse tempo você estivesse se preparando para entrar em campo, se acostumando com a ideia de mostrar seu potencial com segurança. 

E se eu te disser que você pode fazer isso agora, em pouco tempo?

Por isso, hoje trouxe 6 dicas para você se preparar para uma peneira de futebol:

1 – Se entregue à oportunidade como se ela fosse a última

Vá com instinto de sobrevivência, de guerra, de oportunidade única. Isso já te ajuda a mudar sua mentalidade e pode ser um grande passo para construir sua autoconfiança. 

2 – Seja claro para falar em qual posição você joga 

Desde o início deixe bem claro a posição na qual você joga, domina e se sente mais confiante. Isso é muito importante. Por outro lado, também seja flexível para aceitar a proposta de outra posição. Tudo é válido. 

3 – Não seja fominha, jogue pelo seu time. 

Não exagere nas jogadas individuais, mostre que você joga pelo time, que está lá para agregar o trabalho em equipe. Não são as jogadas individuais que vão fazer você passar, mas sim todas as suas habilidades em conjunto.

4 – Destaque-se 

Procure destacar-se na disputa de força, velocidade, aceleração e mudança de direção. Demonstre domínio nos passos, no cabeceio, drible, cruzamento, finalização e também nas questões técnicas. 

5 – Aprenda a participar do jogo sem a bola 

Você vai tocar na bola por poucos segundos nesses 20 minutos. Participe quando seu time está sem bola e quando seu time está com a bola, mas ela não está no seus pés. Isso é realmente muito importante e mostra que você é empenhado. 

6 – Lembre-se que você está ali fazendo o que ama

Você se preparou, você treinou e por isso você merece se destacar. Brinque com a bola e tenha segurança em você e na sua preparação. Mostre que você é mais do que um jogador, você é um amante desse esporte. 


E aí, o que achou das dicas? Você já coloca alguma delas em prática? Conte pra gente aqui nos comentários!

Cadastre-se e receba nossas novidades